Rota da Imigração - 3439-8973
Rádio União - 3443-5799
RÁDIO FALA JUVENTUDE (Breve)
Rádio Câmara de Vereadores (Breve)
Últimas Notícias »

Votar

Criciúma inicia Semana do Meio Ambiente com atividades na Praça Nereu Ramos

Criciúma inicia Semana do Meio Ambiente com atividades na Praça Nereu RamosClique para Ampliar
 Moradores que passaram pela Praça Nereu Ramos na manhã de sábado (3) puderam usufruir dos serviços básicos da Administração Municipal e prestigiar a abertura da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri). Das 8h às 12h, a Prefeitura de Criciúma contemplou a comunidade com o programa Caminhão Amigo, idealizado pela Secretaria de Assistência Social.

Com a participação da banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), o primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, que segue até sexta-feira (9), contou com apresentações de maquetes temáticas, distribuição de mudas de espécies nativas e orientações ecológicas. “Precisamos cuidar do meio ambiente, manter o patrimônio natural preservado e conscientizar os moradores”, conta a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

As atividades iniciaram após um café da manhã com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vice-prefeito Ricardo Fabris e comunidade. “Iniciamos uma semana voltada à conscientização ambiental. Por isso, não medimos esforços para estar na região central da cidade alertando as pessoas e disponibilizando o Caminhão Amigo. Esperamos que todos os criciumenses aproveitem as ações que serão desenvolvidas pela Famcri ao longo da semana”, destaca o prefeito.

Na sexta-feira (2), o Caminhão Amigo foi disponibilizado à população em situação de rua. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Cesar Bitencourt, a Prefeitura de Criciúma contemplou 25 moradores de rua com serviços de saúde bucal, dependência química, testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, corte de cabelo e barba, além de refeições, roupas e calçados.

O Caminhão Amigo conta com o apoio da Secretaria de Saúde, Educação, Fazenda e de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, além da Fundação Municipal de Esporte (FME), Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Associação Feminina de Assistência Social (Afasc), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, Conselho Tutelar, entre outras entidades.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Famcri realiza o plantio da primeira muda de capim Cresciúma, gramínea que deu origem ao nome de Criciúma. A iniciativa ocorre às 8h, no Horto Florestal Antônio José Guglielmi, no bairro Jardim União. “Cultivamos as mudas para plantarmos em escolas e praças públicas”, ressalta o diretor de Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Arborização da Famcri, Christophe Maximiano de Lima.

A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Escola Superior de Criciúma (Esucri), Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), Sest/Senat, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Racli, Lions Clube, 28° GAC, Instituto Felinos do Aguaí, Polícia Militar Ambiental (PMA), Empresas Rio Deserto e Projeto do Prolongamento do Canal Auxiliar do Rio Criciúma.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente em Criciúma:

Dia 3 | Sábado
Praça Nereu Ramos, das 8h às 12h

Abertura da Semana do Meio Ambiente
Presença do Caminhão Amigo
Doação de mudas de espécies nativas
Apresentação de maquetes temáticas: desastres ambientais e sistema residencial de coleta de água da chuva

Dia 5 | Segunda-feira
Horto Florestal Antônio José Guglielmi, das 8h às 12h

Abertura com apresentação do coral do Bairro da Juventude
Plantio da primeira muda de capim Cresciúma
Visita aos projetos Trilhas do Horto

Dia 6 | Terça-feira
Ecoponto, das 8h às 16h

Abertura do evento e recolhimento de materiais recicláveis
Educação Ambiental: teatro de fantoches
Visita ao Ecoponto
Plantio de mudas de espécies nativas

Dia 7 | Quarta-feira
Auditório da Escuri, das 19h15min às 21h30min

Palestra: Identificação de Áreas de Preservação Permanente (APP), ministrada pelo engenheiro ambiental do Ministério Público Federal (MPF), Tiago Luiz Costa da Silva 
Palestra: Licenciamento e Fiscalização Ambiental, ministrada pela equipe técnica da Famcri

Dia 8 | Quinta-feira
Natural Municipal Morro do Céu, das 8h às 16h

Trilha no Parque Municipal Natural Morro do Céu, acompanhada de atividades de manutenção e limpeza da Unidade de Conservação (UC)
Instalação de placas de sinalização no entorno do Parque Municipal

Dia 9 | Sexta-feira
Aterro Sanitário e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Casan, das 8h às 15h

Visita ao aterro sanitário da RAC Saneamento
Plantio de mudas de espécies nativas na ETE da Casan

Enviar para Amigos | Comente | Imprimir

Fone



Enquete

O que você achou do Portal Criciúma


Olá já curtiu?